Aborto é uma opção? 5 coisas que você precisa saber antes de pensar em abortar!

Recentemente, compartilhei no Facebook do FG um dos meus primeiros posts aqui, e era sobre um tema polêmico: aborto. Coloquei alguns números, como fazer pra evitá-lo, além de dar dicas sobre outras medidas para não ser necessário executar o aborto. Super recomendo a leitura, se quiser, tá aqui o link.

De fato é um assunto difícil de se tratar, mas é necessário, então hoje vamos falar de novo algo sobre isso mas com outro olhar. Primeiro, quero chamar a sua atenção pra um questionamento: afinal, porque pensar no aborto? Qual o “mindset” de quem pensa nessa opção?

Eu nunca pensei que isso fosse acontecer comigo.

Talvez você tenha menos de 20 anos e está lendo porque não sabe o que fazer… “Não tomei a pílula do dia seguinte”, “A camisinha estourou”, “Esqueci o anticoncepcional”, ou simplesmente não tomava ainda remédio e acabou esquecendo da camisinha, porque estava às vezes sob o efeito do álcool… acontece de tudo. Eu entendo.

A vida dá voltas. Um dia, quando eu ainda era virgem, entre amigas eu disse: “eu não vou me relacionar sem a certeza de que estou preparada pra não ser pega de surpresa. Eu nunca vou ter filhos, só se Deus quiser.” Eu me orgulhava de ser “forte” por ser virgem. Esse mindset seu era o meu há alguns anos. Achava que seria forte até o dia que começaria bem de boas a me preservar, aí depois começar a ter uma vida sexual ativa, pois nada seria capaz de mudar esse conceito dentro de mim: de que eu só faria sexo depois de casada e com muita segurança. Por isso, por acreditar na minha força, eu nem me preocupava com pílulas, camisinha, vivia tranquila afinal eu era virgem e meu futuro esposo me respeitaria até o casamento e, acima de tudo, nunca perderíamos a noção das coisas.

Até que um dia eu conheci o Rapha… outro dia coloco como nós dois nos conhecemos e como eu engravidei dele, pra gente não perder o foco. Coloco o link aqui quando o post tiver pronto!

Mas eu, assim como muitas, me deixei envolver pelo momento, não me preservei e nem ele, e a gravidez veio. Eu fiquei desesperada. Li um monte de blogs sobre aborto, busquei informação em todos os lugares…pensei nos meus sonhos, na minha carreira! como seria meu caminho agora? Eu estava empregada e namorava à distância, como eu ia fazer? Verdade que eu nunca pensei que isso aconteceria comigo. Presta atenção: independente da maneira que você chegou a pensar no aborto como opção, pare tudo o que está fazendo e pensando e reflita comigo: quem é mais importante agora? Você? Sua saúde? Quantos anos você quer viver? Pensou? Então, vai por mim. Não arrisque sua vida por causa de uma situação momentânea. Você nunca sabe como vai estar no futuro, por mais que você ache que pode eliminar esta consequência, ela vai te perseguir. Existe uma lei da vida que é: todo erro cometido traz consigo uma consequência. Só assim não se comete novamente, a não ser que não tenha aprendido. Aparentemente, parece que consequência é algo ruim né? Mas nem sempre. No caso aqui, é relativo. Pra uns engravidar é maravilhoso. Pra outros, frustrante e por isso a opção do aborto.

Então, não pense que se você eliminar esta primeira consequência a vida te dará outra muito pior. Já vi casos de mães que abortaram e se arrependeram e hoje sofrem um remorso, frustradas pois tentam engravidar e não conseguem. Ou pior: veem outras mães que tiveram aborto espontâneo sofrendo e sentem uma culpa que ninguém é capaz de tirar. O que você prefere?

Eu sempre quis ter um filho, mas tomei repulsa por conviver com outras mães que sofrem. Não quero ter filho!

Ei, não adianta querer mudar o que você não conhece: o seu futuro. Mas uma coisa você precisa entender: esta criança que está dentro de você está aí pois tem um propósito. Ela precisa viver.

Sobre conviver com outras mães, calma. Você vai encontrar o seu grupo de amigas, porque maternidade é relativo. Tem mães que tem um estilo de vida mais conservador e superprotetor, aí você acaba achando que todas são assim, que viram mães e não fazem mais as coisas pra si, vivem em função dos filhos. Mas esse é um perfil, existem inúmeros e você só precisa encontrar o seu.

Você desenvolve um amor extraordinário. Vai por mim. Resista ao aborto, esta criança dentro de você não tem culpa de nada.

Não quero contar pra ninguém.

Contei com muito medo pra minha mãe. Ela só me abraçou, talvez você não tenha sua mãe como melhor amiga, mas conte pra ela. Ela pode brigar com você, ou de repente até te expulsar de casa, mas tenta enxergar o lado bom das coisas. Se ela fez isso é porque não está com cabeça fresca. Entenda que é uma situação difícil, então, chegue de baixa guarda. Se só tiver seu pai, conte também. São as primeiras pessoas que você precisa contar – aquelas que cuidam de você.

Se ainda assim você não tiver ninguém, clica no link e chama a gente no bate-papo do Facebook: http://www.facebook.com/fiqueigravida . Agora se não quer conversar, vou ao menos dizer umas coisas pra você, com muito carinho: onde seus sonhos estão? Você provavelmente pensou em terminar a faculdade, fazer uma pós, viajar o mundo e casar, certo? Ou não? O que tinha em mente para os próximos 5 anos? Agora pense que tem alguém que também quer estudar, se formar, começar e terminar a faculdade, viajar o mundo e casar: seu filho. E no momento que você tirá-lo, saiba que existirá dentro de você um sonho enterrado.

Nunca vou conseguir cumprir minhas metas de vida.

Você tinha objetivos? Eles não precisam morrer agora. Eu olho pra Rebeca, hoje, e vejo que não imaginava o que estava por vir. Ela tem personalidade própria, um dia vai querer me pedir uma viagem, uma faculdade … vai compartilhar comigo seus sonhos. Eu não estava preparada pra ter um filho, nem financeiramente muito menos emocionalmente. Mas eu pensei: que mãe está? Que mãe sabe ser mãe antes de ser mãe? Não conheço ainda. Antes de ser mãe, eu tinha alguns planos, casar, viajar o mundo e depois ter filhos. Mas… não pensei que viesse a chegar o último plano. Achava que eu ia desistir e não teria filhos. Porque eu via a maternidade como um peso pra vida toda. É, não deixa de ser, mas… tem algo que consegue ser mais importante que isso: o fato de o nosso filho ser um pedaço da gente. Os seus sonhos não precisam ser abafados por causa do seu filho. Mas… isso você só entende depois que eles nascem. Enquanto estão dentro de você, parecem um peso pra você. É porque, na verdade, até ele nascer, ele é você. Louco né? Mas você só vai sentir que ele é parte de você quando for tirado de você. Principalmente no dia do parto. Eu tenho uma teoria: é por este motivo que eles choram. Fomos separados. Mas isto é necessário, pra que um novo ciclo se inicie, o ser humano se desenvolva e encontre seu próprio caminho. Agora, se como mães já sentimos isso, depois de abortar então…tente pensar como você estaria depois de realizar um aborto. Com certeza não seria uma coisa muito boa. Não queira esse remorso te assombrando a vida inteira.

Será que a maternidade assusta tanto que não tem pontos positivos?

Você sabia que uma boa parte das mamães despertam outras características que ainda não tinham? Além do mais, posso dizer que ser mãe é uma profissão que a vida ensina. E o responsável por tudo é o seu filho. Existem pelo menos 3 características comuns em mães que sabem aproveitar a maternidade: criatividade, resiliência e coragem. Eu nem sonhava em costurar e fiz um cueiro! Veja aqui como ficou! Criatividade pois temos que aprender a pensar rápido pra resolver os pepinos da vida. Quantas coisas tive que resolver na rua pra Rebeca… Coragem, porque a gente enfrenta de tudo, de tudo mesmo (tem que ter coragem de amamentar mesmo com o bico do seio ferido) por isso perdemos o medo rapidinho. É porque precisamos protegê-los. E resiliência pois você passa a valorizar aquilo que de fato importa. Você fica mais forte, a vida te ensina. Precisa aprender a abrir mão, controlar as emoções, imagina ter que voltar a trabalhar e deixar o filho com outra pessoa? É louvável ver mães que conseguem adaptar sua rotina, sem perder o foco no trabalho.

Pense em seu filho agora, mas não necessariamente bebê. Daqui a alguns anos. Pense no que ele vai sonhar e compartilhar com você. Pare pra pensar que seu “erro” não tem nada a ver com os sonhos dele ou dela. Você antecipou uma coisa que aconteceria em algum momento. Nada é por acaso. Pense que o bebê que está dentro de você tinha que vir pra resolver algum problema neste mundo. Ele tem algo pra fazer. E não é em você que está o poder de decidir se ele tem que viver ou não.

Bom, acho que o recado foi passado! Assim como eu me vi desesperada, imagino que se você quer abortar também e está lendo sobre isso, pense duas, três, quatro, quantas vezes for preciso. Coloque a sua vida em primeiro lugar. Valorize sua saúde e desse ser que está em você. Assuma que foi um erro mas que você vai corrigir e tudo será diferente com seu bebê em mãos!

Beijos e até a próxima!

2 comentários em “Aborto é uma opção? 5 coisas que você precisa saber antes de pensar em abortar!

Adicione o seu

Deixe um comentário

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑